Consulta de Vertigem

Vertigem é definida como ilusão de movimento, o que causa a sensação de que a pessoa ou o ambiente envolvente se movem, mesmo que o paciente esteja absolutamente imóvel. Termos como tontura, cabeça leve, sensação de desmaio ou instabilidade são frequentemente utilizados pelos doentes para descrever os sintomas.

Vertigem corresponde assim, a um sintoma e não a uma doença em si.

A manutenção do equilíbrio depende do processamento pelo ”computador central”, cerebelo e tronco cerebral, de uma grande variedade de informação proveniente dos olhos, sistema músculo-esquelético e ouvido interno. Se, por algum motivo, o sistema nervoso central não for capaz de processar a informação, quer por as informações serem contraditórias ou por um erro de funcionamento de um dos sistemas, o indivíduo refere vertigem ou perda de equilíbrio.

A Vertigem é um dos problemas de saúde mais frequentes nos adultos. Cerca de 20% dos indivíduos entre os 18 e os 65 anos de idade já tiveram um episódio de vertigem ou perturbação do equilíbrio. Na população acima dos 65 anos, a vertigem corresponde ao terceiro motivo de consulta da especialidade de medicina geral e familiar, sendo mais prevalente no sexo feminino. Na população idosa, as quedas podem ser uma consequência dos episódios de vertigem e perturbação do equilíbrio com consequências muitas vezes fatais.

Longe vão os tempos em que as queixas de tonturas e vómitos associados, eram tratados como transtornos gastrointestinais. Era prescrito um medicamento para o enjoo e repouso. Hoje, depois de afastadas as causas sistémicas como alterações da pressão arterial, problemas cardíacos, alteração dos açucares e excluídas situações neurológicas como acidentes vasculares cerebrais, o doente é habitualmente encaminhado para a especialidade de Otorrinolaringologia. Contudo, só o domínio em simultâneo de competências da Otorrinolaringologia e da Neurologia, permite um diagnóstico e correta orientação destes doentes.

A importância do ouvido interno na origem da Vertigem e das Perturbações do Equilíbrio começa a ser do domínio público. A noção de que só o correto diagnóstico permite o tratamento eficaz e o regresso precoce à atividade laboral, ou no caso dos idosos à manutenção da autonomia, leva cada vez mais pessoas à procura de ajuda especializada.

Se a história clínica e o exame físico permitem em algumas situações fazer o diagnóstico (caso da Vertigem Paroxística Posicional Benigna) e o tratamento imediato sem recurso a medicamentos (estamos a falar de Manobras de Reposicionamento ou Libertadoras de Partículas), noutras, só o recurso a exames complementares de diagnóstico (videonistagmografia, vídeo head impulse test, potenciais evocados vestibulares, posturografia dinâmica computorizada) possibilitam a orientação terapêutica correta.

Hospital de São Francisco – Leiria

segunda-feira 09:00 – 17:00
quarta-feira 09:00 – 17:00

HOSPITAL DA LUZ – TORRES DE LISBOA

terça-feira 09:00 – 17:00
quinta-feira 09:00 – 17:00

VÍDEOS

O PAPEL DO OUVIDO INTERNO NO EQUILÍBRIO

Marque a sua consulta

Veja os contactos e horários.