Reabilitação Vestibular
O que é?
A reabilitação vestibular é um programa personalizado, integrando movimentos da cabeça, do pescoço e dos olhos com o objectivo de treinar o equilíbrio permitindo uma melhoria da qualidade de vida. O programa de exercícios vai induzir um conflito entre as informações captadas pelos vários sistemas que contribuem para o equilíbrio, nomeadamente a visão, o vestíbulo (ouvido interno) e os músculos e articulações especialmente dos pés e região do pescoço. Causa inicialmente tontura, obrigando a uma compensação, a uma correção pelo sistema nervoso central. Numa fase inicial a instabilidade pode ser agravada e os movimentos provocarem perturbação e mesmo náuseas. O grau de dificuldade dos exercícios aumenta progressivamente, devendo os mesmos ser testados no limite da capacidade do paciente e só interrompidos quando deixarem de causar perturbação. Os exercícios prescritos para o domicílio são fundamentais e obrigatórios para que o resultado final alcançado seja o melhor possível.
Hospital de São Francisco – Leiria
segunda-feira | 09:00 – 17:00 |
quarta-feira | 09:00 – 17:00 |
HOSPITAL DA LUZ – TORRES DE LISBOA
terça-feira | 09:00 – 17:00 |
quinta-feira | 09:00 – 17:00 |
VÍDEOS
Saiba mais sobre reabilitação vestibular
REABILITAÇÃO VESTIBULAR – ESTIMULAÇÃO OPTOCINÉTICA
REABILITAÇÃO VESTIBULAR – CADEIRA ROTATÓRIA
REABILITAÇÃO VESTIBULAR – TREINO EM PLATAFORMA
Realidade virtual
O equipamento de Realidade virtual é uma ferramenta poderosa para os doentes com queixas de vertigem, desequilíbrio e instabilidade, desorientação e náusea que ocorrem em situações específicas de grande variação do ambiente visual. A condução automóvel, o centro comercial, o supermercado, concertos e multidões podem ser muito stressantes, gerando sintomas incapacitantes. É possível de uma forma progressiva, em ambiente seguro, dessensibilizar, reduzir ou mesmo anular as queixas, permitindo uma vida pessoal e social plena.
Os jogos empregues, em oposição ao equipamento convencional, divertidos, aumentam a concentração e a adesão ao tratamento. Estimulando múltiplos sentidos em simultâneo, aumentam a eficácia da RV.